Por Que Meu iPhone Não Se Conecta Ao WiFi E Como Corrigi-Lo

Por Que Meu iPhone Não Se Conecta Ao WiFi E Como Corrigi-Lo

Então, você finalmente apertou o gatilho e comprou um iPhone novinho em folha. Ou talvez você seja fã da Apple há anos e amou a série iPhone desde o primeiro lançamento.

Novos usuários e fãs de longa data elogiam os produtos da Apple por sua simplicidade e design intuitivo, “funciona”. Mas o que você faz quando se depara com um problema do iPhone em que as coisas não são tão diretas?

Hoje, abordaremos várias dicas e truques para resolver um problema comum: Conexão ao WiFi.

Normalmente, o telefone encontra automaticamente redes Wi-Fi próximas e permite selecionar com quem você deseja se conectar. Depois disso, você receberá uma solicitação para inserir a senha de segurança e conectar-se ao Wi-Fi. Após a conexão, seu iPhone deve reconhecer as informações de WiFi e voltar automaticamente à mesma rede se você sair da área e retornar mais tarde. No entanto, às vezes o iPhone pode não ver a rede Wi-Fi próxima ou misteriosamente não se conecta mesmo depois de aceitar a senha de segurança.

Mas o que você pode fazer para consertar um iPhone que não se conecta ao WiFi?

Antes de esgotar a substituição, tente estas seis dicas simples de nossos especialistas em reparos.

Etapa 1: ligar e desligar o iPhone novamente

Parece pateta, certo? Você ouve esta etapa para quase todas as soluções de TI atualmente, mas a realidade é que às vezes isso funciona. Os sistemas operacionais, como o iOS, podem se confundir um pouco em seus processos minuto a minuto e ficar presos em um loop de software. Desligá-lo e reiniciá-lo às vezes pode corrigir pequenos bugs e soluços. Também não funciona apenas em iPhones – esta dica pode ser usada para todos os tipos de dispositivos móveis. Computadores também!

Etapa 2: verifique se você está na rede certa

Essa etapa pode parecer óbvia também, mas isso não muda o fato de que o erro humano às vezes pode desempenhar um papel nessa situação. Se você acessar Configurações > WiFi , verá a lista de redes disponíveis, bem como a rede à qual você já está conectado (supondo que já esteja em uma). Se você espera estar conectado a uma rede específica, deverá ver o nome dessa rede no topo. Caso contrário, leia a lista e veja se consegue encontrar o nome da rede. Depois de encontrá-lo, basta clicar para conectar-se.

Etapa 3: verifique se o seu WiFi está ativado

Falando da parte superior da lista de WiFi, também haverá um botão que você pode ativar e desativar na parte superior das configurações de WiFi. É a capacidade de realmente ativar ou desativar o adaptador WiFi. Se o seu adaptador WiFi estiver desligado, você não verá nenhuma rede e também não poderá se conectar a uma. Às vezes, os usuários desligam o Wi-Fi no caso de não quererem se conectar acidentalmente a uma rede pública e correm o risco de compartilhar suas informações pessoais com outras pessoas. Isso pode ser feito livremente a qualquer momento. Portanto, verifique sempre se deseja ativar ou desativar.

Etapa 4: verificar se o seu WiFi está realmente funcionando

Às vezes, o telefone em si pode não ser o problema, mas a rede Wi-Fi à qual você está tentando se conectar. Tente verificar alguns de seus outros dispositivos com acesso à Internet. Algum deles consegue se conectar ao Wi-Fi sem nenhum problema? Se a resposta for não, então você descobriu o culpado! O roteador WiFi pode estar com defeito ou pode haver uma interrupção no provedor de serviços de Internet (ISP). Neste ponto, tente reiniciar o roteador e aguarde alguns minutos. Verifique se há alguma diferença de comportamento não apenas no telefone, mas em outros dispositivos em sua casa, para ver se eles conseguem se reconectar repentinamente ao Wi-Fi sem nenhum problema. Caso contrário, talvez seja necessário ligar para o seu provedor de serviços de Internet e verificar se eles conseguem confirmar uma interrupção da Internet na sua área ou oferecer qualquer suporte adicional.

Etapa cinco: às vezes é melhor esquecer

Então você chegou tão longe na lista e ainda não teve sorte? Não temas! Ainda há algumas coisas a serem tentadas. O próximo passo envolve tentar esquecer e redefinir o status da rede do seu iPhone. Se você vir a rede que está tentando usar na sua lista de Wi-Fi, mas o telefone não parece querer cooperar, tente fazer com que o dispositivo esqueça completamente a rede. Não se preocupe, isso não apagará a rede completamente nem a desativará. Em vez disso, ele instruirá o iPhone a parar de tentar trabalhar com ele, permitindo que você “re-introduza” os dois, como se estivesse conectando-o à rede Wi-Fi pela primeira vez.

Para fazer isso, basta clicar no pequeno ícone de informação azul ao lado do nome do WiFi na lista de redes disponíveis. Essa janela de informações fornecerá muitas informações diferentes sobre a rede Wi-Fi com a qual o telefone está familiarizado, mas neste momento, tudo o que nos importa é a opção na parte superior denominada “Esquecer esta rede”. Isso fará com que despeje imediatamente o rede fora da memória do iPhone. Depois disso, você pode selecioná-lo novamente na lista de redes disponíveis e redigitar a senha.

Etapa 6: redefinir seu iPhone

Nesse momento, sua melhor aposta é redefinir completamente o iPhone para o padrão de fábrica, para verificar se há um problema em potencial no sistema operacional (iOS) do telefone. Eu não recomendaria esta etapa, a menos que você seja POSITIVO, faça backup dos dados do seu telefone. Isso pode ser feito manualmente, conectando-o a um computador ou automaticamente através do iCloud. Redefinir seu telefone apagará completamente tudo, incluindo mensagens, contatos, fotos, músicas, aplicativos e muito mais; por isso tem cuidado! Pode parecer assustador, mas se você fizer backup do telefone regularmente, não terá com o que se preocupar. Você poderá baixar novamente tudo de um backup recente. Embora essa dica deva ser usada apenas como último recurso, ela pode corrigir muitos problemas aleatórios quase instantaneamente. Às vezes, também acelera seu telefone!

Por fim, se nenhuma dessas dicas e truques funcionarem, você sempre poderá ligar para os especialistas em reparos da Apple e do iPhone ou visitar um centro de reparos local do iPhone para descobrir qual é o seu problema. Afinal, ter alguém para fornecer informações ou assistência pessoalmente sempre facilita um pouco o suporte técnico. Peça a um técnico de reparo profissional que examine seu iPhone gratuitamente e receba em troca um relatório de diagnóstico gratuito.